"Mas na profissão, além de amar, tem de saber.
E o saber leva tempo pra crescer."
Rubem Alves
LÍNGUA PORTUGUESA - TEMA: A TECNOLOGIA INFLUENCIANDO COMPORTAMENTOS
9º Turma A, B, C, F | Professora Sandra Lúcia
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ORIENTAÇÃO DE ESTUDO E PESQUISA
Leia com atenção os recortes da aula do CMSP ou assista novamente a
aula através do link: https://www.youtube.com/watch?v=XPg24tXhn7Q
Faça a lição no seu caderno e na sequência tire uma foto da atividade
para a apreciação e avaliação da professora. Envie para o meu e-mail: sand.bri8@gmail.com
Acesse esta aula também pelo classroom: 9ªA - cód. wcleptf 9ªB - cód. jglqln 9ªC - cód. ikml42e 9ºF - cód. b5xc4xp Data de entrega: 25/05/2020 Habilidades sugeridas:
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Leia:
Na crônica a seguir, o processo de convencimento é diferente dos anúncios, pois a aceitação da cena, embora imprópria, causa uma espécie de contemplação. É justamente essa contemplação que conduz os olhares dos passageiros (no início incomodados, segundo o narrador) ao processo de distração. Estavam ali, num coletivo lotado, observando as ações de alguém que quebrou a rotina de todos, naquelas horas de viagem.
Leia o texto
Óculos a separar os olhos das fichas de RPG guardadas numa simpática caixinha de alumínio, pertences preciosos de um rapaz alto, um dos muitos passageiros em pé no antepenúltimo vagão. O balbucio saía dele, motivado pelo som proveniente de um aparelhinho branco e vermelho preso por uma alça no
cano superior do trem. Ele não parecia se preocupar com o incômodo dos outros. Gesticulava, dançava
com a cabeça, fechado em seu mundo. Ora mexia na mochila; ora, com dedos ágeis, no celular.
Nas mãos, que mais pareciam múltiplas, estavam a caixinha de alumínio reluzente e o celular, seres que
disputavam, entre si, a atenção do hábil usuário. A cena inusitada para aquela hora da manhã, numa
condução pública e férrea, atraía plateias. Olhares mal dormidos se distraiam com a figura da cabeça
volante. Caixinha depositada dentro da mochila. Caixinha retirada de dentro da mochila. A ação se repetia. Será que aquele objeto reluzente acompanhava a música que saía de uma outra caixa: a de som?
Passageiros incomodados? Não mais! Curiosos aguardavam o desfecho da apresentação. Para onde
olhar? Para o movimento da cabeça ritmada ou para as mãos que laboravam rápida e de forma harmônica instrumentos tecnologicamente diferentes?
Saída da plataforma: 06h15. Chegada à estação de destino: 8h30. Foi a primeira vez que não senti a
demora da viagem!
Katia Regina Pessoa
Vocabulário:
“fichas de RPG” - fichas utilizadas em um jogo no qual os jogadores representam um personagem que atua em um cenário de ficção. RPG é a sigla de RolePlaying Game, que significa “jogo de interpretação de personagens”.
“balbucio” – emissão de sons imperfeitos.
“inusitada” – imprevisto, diferente, inesperado, curioso.
“férrea” – feito de ferro.
“laboravam” – trabalhavam.
Responda:
1. Sublinhe, na própria crônica, um trecho que motivaria o uso deste anúncio abaixo:
Ouvir som no transporte público? Pode!
Sem fone de
ouvido? Nem pensar!
Faça sua parte. Não incomode
quem está próximo
a você.
Respeite a Lei!
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Observe a lei abaixo e responda a questão 2 associando-a ao texto Situação inesperada
Importante saber:
A Lei 15.937, de dezembro de 2013, proíbe a utilização de aparelhos
sonoros em transportes coletivos. Esses aparelhos só podem ser usados com
fones de ouvido, a fim de preservar o conforto dos usuários, evitando, assim,
a poluição sonora.
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2. Caso o rapaz da crônica fosse denunciado por desrespeitar a Lei 15.937, ele seria orientado a desligar o aparelho; se recusasse, seria convidado a se retirar da condução pública; se a última conduta não fosse obedecida por ele, seria solicitada a intervenção policial. Qual é, portanto, a função social das leis? Por que elas são necessárias?
3. Toda a sequência de cenas evidenciadas na crônica acontece durante uma viagem de trem. As
ações são captadas a partir da observação de um dos passageiros, que descreve os movimentos de
um outro passageiro. Com base nessa análise, responda:
a. Qual é a ideia que o narrador evidencia, no primeiro parágrafo, a respeito do
passageiro por ele observado?
b. Qual é a ideia que o narrador evidencia,
a partir do segundo parágrafo, a respeito do passageiro?
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