sexta-feira, 15 de maio de 2020

9º Ano Língua Portuguesa - A Tecnologia Influenciando Comportamento - Parte II

"Mas na profissão, além de amar, tem de saber. 
E o saber leva tempo pra crescer."
                                                                                 Rubem Alves

LÍNGUA PORTUGUESA  -     TEMA:     A TECNOLOGIA INFLUENCIANDO                                                                                COMPORTAMENTOS   
 9º Turma A, B, C, F | Professora Sandra Lúcia


ORIENTAÇÃO DE ESTUDO E PESQUISA
Leia com atenção os recortes da aula do CMSP ou assista novamente a aula através do link: https://www.youtube.com/watch?v=XPg24tXhn7Q

Faça a lição no seu caderno e na sequência tire uma foto da atividade para a apreciação e avaliação da professora. Envie para o meu e-mail: sand.bri8@gmail.com 
Acesse esta aula também pelo classroom:
9ªA - cód. wcleptf
9ªB - cód. jglqln
9ªC - cód. ikml42e
9ºF - cód. b5xc4xp

Data de entrega: 25/05/2020

Habilidades sugeridas:

  •  Identificar o tema de um texto. 
  •  Localizar informações explícitas em um texto. 
  •  Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. 
  •  Inferir uma informação implícita em um texto.


Leia:

Na crônica a seguir, o processo de convencimento é diferente dos anúncios, pois a aceitação da cena, embora imprópria, causa uma espécie de contemplação. É justamente essa contemplação que conduz os olhares dos passageiros (no início incomodados, segundo o narrador) ao processo de distração. Estavam ali, num coletivo lotado, observando as ações de alguém que quebrou a rotina de todos, naquelas horas de viagem.


Leia o texto


Situação inesperada

 Óculos a separar os olhos das fichas de RPG guardadas numa simpática caixinha de alumínio, pertences preciosos de um rapaz alto, um dos muitos passageiros em pé no antepenúltimo vagão. O balbucio saía dele, motivado pelo som proveniente de um aparelhinho branco e vermelho preso por uma alça no cano superior do trem. Ele não parecia se preocupar com o incômodo dos outros. Gesticulava, dançava com a cabeça, fechado em seu mundo. Ora mexia na mochila; ora, com dedos ágeis, no celular. Nas mãos, que mais pareciam múltiplas, estavam a caixinha de alumínio reluzente e o celular, seres que disputavam, entre si, a atenção do hábil usuário. A cena inusitada para aquela hora da manhã, numa condução pública e férrea, atraía plateias. Olhares mal dormidos se distraiam com a figura da cabeça volante. Caixinha depositada dentro da mochila. Caixinha retirada de dentro da mochila. A ação se repetia. Será que aquele objeto reluzente acompanhava a música que saía de uma outra caixa: a de som? Passageiros incomodados? Não mais! Curiosos aguardavam o desfecho da apresentação. Para onde olhar? Para o movimento da cabeça ritmada ou para as mãos que laboravam rápida e de forma harmônica instrumentos tecnologicamente diferentes? Saída da plataforma: 06h15. Chegada à estação de destino: 8h30. Foi a primeira vez que não senti a demora da viagem! 

                                                                                                                             Katia Regina Pessoa

Vocabulário:

“fichas de RPG” - fichas utilizadas em um jogo no qual os jogadores representam um personagem que atua em um cenário de ficção. RPG é a sigla de RolePlaying Game, que significa “jogo de interpretação de personagens”.
 “balbucio” – emissão de sons imperfeitos.
 “inusitada” – imprevisto, diferente, inesperado, curioso.
 “férrea” – feito de ferro.
 “laboravam” – trabalhavam.


Responda:
1. Sublinhe, na própria crônica, um trecho que motivaria o uso deste anúncio abaixo:

Ouvir som no transporte público? Pode!
Sem fone de ouvido? Nem pensar!
Faça sua parte. Não incomode quem está próximo a você.

Respeite a Lei!

Observe a lei abaixo e responda a questão 2 associando-a ao texto  Situação inesperada

Importante saber:

A Lei 15.937, de dezembro de 2013, proíbe a utilização de aparelhos sonoros em transportes coletivos. Esses aparelhos só podem ser usados com fones de ouvido, a fim de preservar o conforto dos usuários, evitando, assim, a poluição sonora.

2. Caso o rapaz da crônica fosse denunciado por desrespeitar a Lei 15.937, ele seria orientado a desligar o aparelho; se recusasse, seria convidado a se retirar da condução pública; se a última conduta não fosse obedecida por ele, seria solicitada a intervenção policial. Qual é, portanto, a função social das leis? Por que elas são necessárias?

3. Toda a sequência de cenas evidenciadas na crônica acontece durante uma viagem de trem. As ações são captadas a partir da observação de um dos passageiros, que descreve os movimentos de um outro passageiro. Com base nessa análise, responda:

a. Qual é a ideia que o narrador evidencia, no primeiro parágrafo, a respeito do passageiro por ele observado? 

b. Qual é a ideia que o narrador evidencia, a partir do segundo parágrafo, a respeito do passageiro?



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