sexta-feira, 15 de maio de 2020

9º ano - Língua Portuguesa Cartaz e Crônica:Intenções Comunicativas Parte I

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e                                                  semeando, no fim terás o que colher.                                                                                                                                                Cora Coralina
 Orientação De Trabalho e Pesquisa

Leia com atenção os recortes da aula do CMSP ou assista novamente a aula através do link: https://www.youtube.com/watch?v=XPg24tXhn7Q

Faça a lição no seu caderno e na sequência tire uma foto da atividade para a apreciação e avaliação da professora. Envie para o meu e-mail: sand.bri8@gmail.com 
Acesse esta aula também pelo classroom:
9ªA - cód. wcleptf
9ªB - cód. jglqln
9ªC - cód. ikml42e
9ºF - cód. b5xc4xp

Data de entrega de atividade: 22/05/2020

Habilidades sugeridas: 

  •  Identificar o tema de um texto. 
  •  Localizar informações explícitas em um texto. 
  •  Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. 
  •  Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. 
  •  Inferir uma informação implícita em um texto. 
  • Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

Leia:

Intencionalidades

Os anúncios publicitários em estudo têm em comum técnicas de persuasão. Uma é educativa e a outra é comercial. Compará-las pode levar os alunos a perceberem as diferenças intencionais das mensagens. Outra estratégia de leitura é chamar a atenção para características peculiares, tais como: recursos gráficos utilizados e verbos no imperativo. 

Texto I – Cartaz de campanha educativa

1. Leia o texto abaixo.


Ouvir som no transporte público? Pode!
Sem fone de ouvido? Nem pensar!
Faça sua parte. Não incomode quem está próximo a você.

Respeite a Lei!
                                                                                                       Katia Regina Pessoa

Responda:
2. Agora, leia somente os trechos que estão coloridos e com letras maiores. Como fica a mensagem? É muito diferente da primeira leitura?

3. O vocabulário, o jogo de palavras, a pontuação, as cores, o tamanho das expressões presentes no cartaz são escolhas intencionais? Por quê?


Texto II – Anúncio Publicitário: a propaganda

Evite problemas. Use Cantagalory NO-RA501!

Ouvir som no transporte público? Pode!
Sem fone de ouvido? Nem pensar!
Faça sua parte. Não incomode quem está próximo a você.
Adquira cantagalory NO-RA501, o fone de ouvido de última geração

Características:
  •           Bluetooth 20.0 
  •       Resistente à água do chuveiro
  •       Tempo de Uso: 12 horas sem carregar bateria
  •       Capacidade da bateria: 700 mAh
  •       Redutor de ruídos graves e agudos


          

O preço?
Cabe no bolso de seus pais.
Consulte nosso site: WWW.fonecantagalorytimo.com

15 anos de Garantia
Katia Regina Pessoa

1. O que há em comum entre os Textos I e II?

2. No primeiro quadro do Texto II, quais são os indícios de que a mensagem não faz parte de uma campanha educativa?

3. Qual é, portanto, a intencionalidade do Texto II?

4. Persuadir é a alma do negócio. É a motivação desejável para estimular alguém a adquirir algo. Na propaganda, há marcas intencionais e que tornam a mensagem atrativa para pessoas que procuram fones de ouvido com tecnologia diferenciada. Grife, no texto, os elementos que ajudam a convencer as pessoas a comprarem o produto oferecido

5. As características do produto pretendem atingir a que grupo da população? Que elementos do texto explicitam, mostram essa ideia?

6. A finalidade principal desse texto, portanto, é:

a) promover uma marca de fone de ouvido.
b) estimular pessoas adultas a usarem fone.
c) conscientizar a população a ouvir música.
d) incentivar o jovem a usar o Bluetooth 20.0

7. No Texto II, também há palavras destacadas por meio de cores e de tamanho maior. Reveja:

 Evite problemas. Use Cantagalory NO-RA501!

Ouvir som no transporte público? Pode!
Sem fone de ouvido? Nem pensar!
Faça sua parte. Não incomode quem está próximo a você.
Adquira cantagalory NO-RA501, o fone de ouvido de última geração

8. As palavras em destaque são exemplos de verbos no Modo Imperativo. Esses verbos são comuns em textos que circulam no mundo publicitário. Pensando no efeito de sentido pretendido, a intenção de uso é:

a) convencer os interlocutores a comprarem o produto.
b) apresentar as características inovadoras do produto.
c) dar ordens de compra do produto a jovens e a seus pais.
d) convidar a todos para usarem o produto em suas viagens.

 Para relembrar: Ao utilizar os verbos no Modo Imperativo, tem-se a intenção de fazer com que o interlocutor realize ações que envolvam pedidos, convites, ordens, conselhos ou súplicas, por exemplo. O imperativo se divide nas formas afirmativa e negativa.


9. Volte ao texto da propaganda, texto 1 e transcreva,
a) do primeiro quadro, um exemplo de verbo no imperativo negativo:

b) do último quadro, texto 2 , um exemplo de verbo no imperativo afirmativo:

10. A escolha das palavras está intimamente ligada ao efeito de sentido que se pretende conseguir. O uso do advérbio “não” em “Não incomode quem está próximo a você” tem fundamental importância.   No que se refere às escolhas, que outras palavras podem substituir o advérbio “não” na frase acima destacada, sem que a mensagem tenha seu sentido prejudicado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário