sábado, 2 de maio de 2020

9º A, B, C e F - aula 1 Língua Portuguesa Variações Línguísticas

“ Não haverá borboletas se a vida
Não passar por longas e silenciosas metamorfoses”

                                                                                                                       Rubem Alves


Orientação de Estudo – Aula 1 tema: Variedade Lingüística - (Habilidades da BNCC e caderno do aluno volume 1 - EF69L55, EF69LP56, EF69LP07B )

·        Pegue o seu caderno, registre o tema da aula
·        Faça as questões destinadas ao seu caderno

·        Faça a atividade que deverá ser destinada ao meu e-mail: sand.bri8@gmail.com
Obs. Não se esqueça de se identificar com nome, número de chamada, ano e turma.
Variedade Linguística
Uma língua nunca é falada da mesma forma, sendo que ela estará sempre sujeita a variações, como: diferença de épocas (o português falado hoje é diferente do português de 50 anos atrás), regionalidade (diferentes lugares, diferentes falas), grupo social (uso de “etiqueta”, assim como gírias por determinadas “tribos”) e ainda as diferentes situações (fala forma e informal).
Além das variações já citadas, há ainda outras variações, como, modo de falar de diferentes profissionais (linguagem técnica da área), as gírias das diferentes faixas etárias, a língua escrita e oral.
Diante de tantas variantes lingüísticasé comum perguntar-se qual a forma mais correta. Porém não existe forma mais correta, existe sim a forma mais adequada de se expressar de acordo com a situação. Dessa forma, a pessoa que fala bem é aquela que consegue estabelecer a forma mais adequada de se expressar de acordo com a situação, conseguindo o máximo de eficiência da língua.


Observe as situações de comunicação:

Quem está falando com Paulo?

Ø   Se você não arrumar o seu quarto hoje, o bicho vai pegar para o seu lado.
Ø  Cara, vamos dar um role no shopping?
Ø  Prezado Paulo, Consta em nosso sistema o atraso da fatura 23. Solicitamos que entre em contato conosco para regularização do débito.
Ø  Amor, to morrendo de saudade. Te amo.

Responda em seu caderno:
1.     Você consegue identificar os interlocutores que estão falando com o Paulo? Quais pessoas poderiam ser?
2.    Como foi possível identificá-los?
3.    Quais as marcas de linguagem deixam claras a situação e a relação de cada interlocutor com o Paulo?

4.    Quando é apropriado o uso de uma linguagem formal? E a informal?

Se possível assista ao vídeo disponível: <https://www.youtube.com/watch?v=hfpfFQ_NVgg >


Agora, se possível, leia ao cordel “ Variação Linguística” de Beatriz Pacheco – Livro “ O português na língua do cordel” que está disponível em: <https://ocordelnaweb.files.wordpress.com/2015/12/o-portuguc3aas-na-lc3adngua-do-cordel.pdf>


Responda em seu caderno
·        Quais variações Linguísticas são mencionadas no texto?
·        Como posso identificá-las?

Exercícios
Os exercícios abaixo deverão ser encaminhados até 11/05/2020 via e-mail para: sand.bri8@gmail.com  

Imagine o seguinte:

Você está doente e tem que cancelar alguns compromissos. Escreva um bilhete para cada situação abaixo mencionada, explicando o motivo de sua ausência:

  •           Situação 1: Sorvete com os amigos 
  •       Situação 2: Entrevista de emprego

Obs. Não se esqueça dos elementos essenciais do gênero textual bilhete: Nome do destinatário, fórmula de entrada, mensagem ( corpo do texto ), fórmula de despedida, data e assinatura de remetente. 






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