sábado, 2 de maio de 2020

2ºE - atividade sobre conjunções subordinativas adversativas


“ Não haverá borboletas se a vida
Não passar por longas e silenciosas metamorfoses”
                                                                                             Rubem Alves

Orientação de Estudo e Pesquisa – aula 1 - enviar atividade até 11/05/2020  para: sand.bri8@gmail.com 


tema: Frase, Oração e Período – Valores semânticos das Conjunções adverbiais.


·        Frase = nome dado a qualquer enunciado que apresente sentido completo.
Exemplo1: Bom dia!
Exemplo 2: Ele estudou muito para as avaliações.

·        Oração= é o enunciado que apresenta um verbo ou uma locução verbal.
Exemplo : Ele estudou muito para as avaliações.
                                         verbo
                                                          
·        Período= É um enunciado constituído por uma ou mais orações.
Exemplo: Ela agia como se fosse o dono da loja.
                                                                                        
                               Oração 1                                          oração 2

Como = conjunção adverbial que nos dá a ideia de comparação
Conjunção= é uma palavra invariável, responsável por conectar termos ou orações estabelecendo relações de dependência entre eles ou mantendo a autonomia das partes.

·        Conjunções subordinativas adverbiais
Conjunção
Ideia expressa
Conjunções
Causal
Introduz causa para o que foi apresentado
Como, porque, pois, já que, visto que, uma vez que
Comparativa
Introduz ideia de comparação
Como, que nem, menos do que, mais... (do ) que
Concessiva
Indica a possibilidade de anulação de algo, mas não o fez
Embora, Ainda que, apesar de que, mesmo que, por mais que; conquanto
Condicional
Indica hipótese ou condição para que algo se realize
Caso, se, contanto que, salvo, a menos que, a não ser que.
Conformativa
Introduz o elemento de conformidade com relação a um fato
Conforme, segundo, como, consoante.
Consecutiva
Indica uma consequência do fato
Tão...que, tal...que, tanto...que, tamanho...que,  de modo que.
Final
Expressa a finalidade
a fim de que, que, porque, para que
Proporcional
Expressa relação de proporção entre os fatos
À medida que, à proporção que, quanto mais ( menos )..., mais (menos )
Temporal
Indica tempo
Antes que, quando, logo que, assim que, enquanto


ATENÇÃO
A mesma conjunção pode exprimir mais de um valor semântico. Por isso, não convém decorar as conjunções associadas a cada classificação. É melhor aprender a reconhecer os sentidos que elas portam nos vários contextos em que são empregados.


Relacione as colunas de acordo com a classificação das conjunções subordinativas adverbiais:

a)(  ) Quanto mais se estuda, mais se aprende.
b) (  ) “Quando os porcos bailam adivinham chuva.”
c) (  ) Se queres ser aprovado, estude muito.
d) (  ) Embora estudasse muito, não foi aprovado.
e) (  ) Ela se vestia conforme dita a moda.
f) (  ) Ficou irritado, porque foi impedido de entrar.
g) (  ) O carro era tão caro que desistiu da compra.
h) (  ) Estude para não travar na prova.
i) (  ) “Mais fácil conquistar uma cidade inteira do que conquistar um amigo ferido”.


 1. Temporal          2. Condicional      3. Causal      4. Proporcional    5. Final     6.Concessiva

 7. Comparativa     8. Conformativa   9. Consecutiva


1



Nenhum comentário:

Postar um comentário