“ Não haverá borboletas se a vida
Não passar por longas e silenciosas
metamorfoses”
Rubem Alves
Orientação de Estudo e Pesquisa – aula 1 - enviar atividade até 11/05/2020 para: sand.bri8@gmail.com
tema: Frase, Oração e Período – Valores semânticos
das Conjunções adverbiais.
·
Frase = nome dado a
qualquer enunciado que apresente sentido completo.
Exemplo1: Bom dia!
Exemplo 2: Ele estudou muito para as avaliações.
·
Oração= é o enunciado que
apresenta um verbo ou uma locução verbal.
Exemplo : Ele estudou muito para as avaliações.
verbo
·
Período= É um enunciado
constituído por uma ou mais orações.
Exemplo: Ela agia como
se fosse o dono da loja.
Oração
1 oração 2
Como = conjunção adverbial que nos dá a ideia
de comparação
|
|
Conjunção= é uma palavra
invariável, responsável por conectar termos ou orações estabelecendo relações
de dependência entre eles ou mantendo a autonomia das partes.
|
|
·
Conjunções
subordinativas adverbiais
Conjunção
|
Ideia expressa
|
Conjunções
|
Causal
|
Introduz
causa para o que foi apresentado
|
Como,
porque, pois, já que, visto que, uma vez que
|
Comparativa
|
Introduz
ideia de comparação
|
Como,
que nem, menos do que, mais... (do ) que
|
Concessiva
|
Indica
a possibilidade de anulação de algo, mas não o fez
|
Embora,
Ainda que, apesar de que, mesmo que, por mais que; conquanto
|
Condicional
|
Indica
hipótese ou condição para que algo se realize
|
Caso,
se, contanto que, salvo, a menos que, a não ser que.
|
Conformativa
|
Introduz
o elemento de conformidade com relação a um fato
|
Conforme,
segundo, como, consoante.
|
Consecutiva
|
Indica
uma consequência do fato
|
Tão...que,
tal...que, tanto...que, tamanho...que, de modo que.
|
Final
|
Expressa
a finalidade
|
a
fim de que, que, porque, para que
|
Proporcional
|
Expressa
relação de proporção entre os fatos
|
À
medida que, à proporção que, quanto mais ( menos )..., mais (menos )
|
Temporal
|
Indica
tempo
|
Antes
que, quando, logo que, assim que, enquanto
|
ATENÇÃO
A
mesma conjunção pode exprimir mais de um valor semântico. Por isso, não
convém decorar as conjunções associadas a cada classificação. É melhor
aprender a reconhecer os sentidos que elas portam nos vários contextos em que
são empregados.
|
Relacione as colunas de acordo com a classificação das conjunções
subordinativas adverbiais:
a)( ) Quanto mais se estuda, mais se aprende.
b) ( ) “Quando os porcos bailam adivinham
chuva.”
c) ( ) Se queres ser aprovado, estude muito.
d) ( ) Embora estudasse muito, não foi
aprovado.
e) ( ) Ela se vestia conforme dita a moda.
f) ( ) Ficou irritado, porque foi impedido de entrar.
g) ( ) O carro era tão caro que desistiu da compra.
h) ( ) Estude para não travar na prova.
i) ( ) “Mais fácil conquistar uma cidade
inteira do que conquistar um amigo
ferido”.
|
7. Comparativa 8. Conformativa 9. Consecutiva
1
Nenhum comentário:
Postar um comentário